Ainda vale a pena consertar a TV em 2020?

Quando falamos sobre o conserto de TV por algum defeito, pensamos logo em algo muito complexo, mas nem sempre é assim. Recomendamos, claro, que você vá uma assistência técnica para avaliar qual a situação do seu aparelho. Mas há algumas coisas simples que podem ser feitas em casa, como no caso de um mau contato em um cabo. 

É verdade que uma televisão pode ter diversos tipos de problemas, desde problemas em hardware, problemas em conectores e até problemas na tela da TV. Hoje vamos falar mais especificamente de situação em que vale a pena o conserto de TV (ou não).

Tipos de defeitos

Como mencionamos no começo do artigo, existem defeitos mais simples e outros mais complexos. Demos o exemplo do cabo com mau contato, mas pode ser também algo com um outro aparelho que você utilize na sua TV, por exemplo, um Chromecast. 

Em casos como esse, é mais simples de resolver, já que o defeito não está no aparelho de televisão em si. Basta que você avalie o custo-benefício de comprar o aparelho/acessório novo, ou da sua manutenção. 

Mas, quando o defeito identificado é em uma peça interna ou específica, fica mais difícil resolver por conta própria. É necessário que um técnico faça o “diagnóstico” e o orçamento do conserto de TV para que você considere realizar a manutenção ou comprar uma TV nova. Por isso, não deixe de levar sua televisão em uma assistência técnica para que um profissional faça a avaliação.

Quando vale a pena o conserto de TV e quando não vale?

Algumas coisas precisam ser consideradas ao receber o diagnóstico e o orçamento do conserto, como:

  • o quão antigo é o modelo da sua TV e o seu valor de mercado hoje;
  • o preço de uma TV nova, do mesmo modelo, ou uma mais moderna;
  • a disponibilidade da(s) peça(s) nova(s);
  • o tempo de garantia dado pela assistência técnica;

No caso da compra de uma TV nova, se o seu modelo tiver perdido muito valor no mercado e seja antigo, talvez seja mais vantajoso comprar um modelo mais moderno que terá mais tempo de garantia. 

Outra coisa que você pode fazer também se seu modelo com defeito for muito ultrapassado é comprar um modelo mais barato, que não seja uma smart TV, e investir em um aparelho de Chromecast para suprir a falta das funções do aparelho smart. 

Se para o conserto de TV a assistência técnica já tiver a peça disponível, por um preço que seja mais em conta que um aparelho novo, optar pela manutenção no aparelho antigo é sim mais vantajoso. 

Em resumo, não existe uma decisão certa sobre conserto de TV ou compra de um aparelho novo. É preciso levar em consideração todos os pontos apresentados, avaliar seu momento financeiro para a compra de uma TV nova ou conserto da antiga, a sua urgência em ter um aparelho de televisão funcionando, etc. A partir disso é que você deve tomar a sua decisão.

Espero que este artigo tenha ajudado você a se organizar para decidir sobre seu conserto de TV. Caso ainda tenha alguma dúvida pode postar nos comentários.

Artigos Relaciondos

Assistência técnica Electrolux Palmas – TO

Procurando por uma autorizada Electrolux em Palmas - TO? Aqui você vai encontrar o endereço e telefone nas principais lojas ...
Leia Mais

Assistência Técnica Napoli

Procurando por uma assistência técnica Napoli na sua região e esta com dificuldades para encontrar? A Napoli é uma fabricante ...
Leia Mais

Assistência técnica caixa de som Ecopower

Precisando de uma assistência técnica para caixa de som Ecopower o mais rápido possível? Nesta página vamos tentar ajudá-lo nessa ...
Leia Mais